Post-grunge (também conhecido como pós-grunge) é um subgênero do rock alternativo surgido na década de 1990 como uma vertente do movimento grunge de Seattle, utilizando os sons e a estética do grunge, mas com um tom mais aceitável comercialmente. Isso fez com que as bandas de post-grunge como Foo Fighters, Creed and Matchbox Twenty, entre os atos de rock mais bem sucedidos comercialmente do final dos anos 1990 e início de dos anos 2000.
Caracteriza-se geralmente por ser um estilo musical mais pop e comercial, tendo ampla aceitação pela mídia musical. Cheio de guitarras extremamente distorcidas, sua sonoridade muitas vezes foi taxada de "riff's simples, versos grudentos". Em um sentido mais abrangente, post-grunge define qualquer grupo ou artista influenciado pelo movimento grunge original.
Em 1995, a nova banda do ex-baterista do Nirvana, Dave Grohl, o Foo Fighters, ajudou a popularizar o genêro e definir seus parâmetros, se tornando uma das bandas de rock mais bem sucedidas comercialmente nos EUA, auxiliado através do considerável airplay na MTV. Algumas bandas post-grunge, como Candlebox, foram para Seattle, mas o sub-genêro foi marcado por uma ampliação da base geográfica do grunge, com bandas como Live de York, Pennsylvania, Atlanta, Collective Soul de Geórgia, Silverchair, da Austrália e Bush, da Inglaterra, que tornaram o post-grunge um dos sub-gêneros mais viáveis comercialmente no final dos anos 1990. Embora bandas masculinas predominassem, o álbum de 1995, Jagged Little Pill, de Alanis Morissette, uma artista solo feminina, rotulado como post-grunge, também se tornou um sucesso multi-platina.
Com a primeira onda de bandas post-grunge perdendo popularidade, bandas como Creed, Staind, Puddle of Mudd, Three Days Grace, e Nickelback, levaram o post-grunge para dentro do século 21 com um sucesso comercial considerável, abandonando a maioria das angústias e raivas do movimento original para mais hinos convencionais, narrativas e canções românticas, e foram seguidos nessa veia por novos representantes incluindo Shinedown e Seether.
Algumas Bandas:
12 Stones *
3 Doors Down
30 Seconds to Mars
Alter Bridge
Audioslave
Back-On
Better Than Ezra
Bitterdoll
Black Stone Cherry
Breaking Benjamin *
Candlebox
Chevelle *
Cold
Collective Soul
Creed
Crossfade
Dark New Day *
Daughtry
Days of the New
DefRage
Default
Drowning Pool *
Finger Eleven
Fireflight
Flyleaf
Foo Fighters
Framing Hanley
Fuel
Godsmack *
Goo Goo Dolls
Hinder
Hoobastank
InMe
Lifehouse
Live
Matchbox Twenty
Nickelback
The Nixons
Our Lady Peace
Papa Roach *
Puddle of Mudd
Red *
Remy Zero
Saliva *
Seether
Semisonic
Shinedown
Silverchair
Skillet
Socialburn
Staind *
Stone Sour *
Sugar Ray
Switchfoot
The Vines
Theory of a Deadman
Third Eye Blind
Unwritten Law
* Também incorporam outros estilos como Nu Metal, Hard Rock, Metal ao seu som.
Nenhum comentário:
Postar um comentário